quinta-feira, 3 de maio de 2012

CHURRASCO

Uma receita de churrasco vegano de primeira linha.
Aqui seguem as dicas do Alex, do Guiavegano. Ele é um vegano experiente, por isso há tantos detalhes legais na receita. Quem quiser adaptar a receita pode prepará-la de maneira mais simples, com menos ingredientes que também dá certo! tudo depende da experiência de cada um e do momento. Aproveitem!

Maionese (de tofu sem ovos), arroz integral 7 grãos, massala indiana e espetinho com Picanha Vegana e Linguiça Vegetal sabor calabresa.


DICAS:
Picanha Vegana é a nossa conhecida bolota de PVT só que bem temperadinha (proteína vegetal texturizada de soja)

A linguiça é a salsicha super bom, o truque é cozinhar elas em agua com sal e bastante pimenta calabresa flocada, eu joguei o saquinho inteiro na água. Com isso ela tempera bem, pois a salsicha pura como vocês podem já saber tem pouco gosto.

Outra dica, antes de ir pra churrasqueira eu passo o espetinho numa mistura de leite de coco e shoyo, isso irá dar um gostinho e gordurinha extra que irá melhorar ainda mais o sabor.

A salsicha temos a venda no Guia Vegano e enviamos para todo o Brasil por correios.   a picanha é ainda mais fácil, é a bolota de soja grauda, tem em qualquer supermercado, basta hidratar e temperar gem. O tempero uso o mesmo principio da massala indiana, mas carrego mais no coentro, alho e louro em pó, como coadjuvantes uma pitada de cravo da india em pó, alcafrão e curry. Porém o sabor será mais caracteristoco do coentro + alho + louro.

a massala indiana original muita gente não consegue comer. Basicamente é uma mistura tremenda de temperos, todos podem ser encontrados no supermercado, mas muita gente nem sabe que existe ou não usa pra coisas salgadas. Poe um pouco de oleo no fundo da panela ai pode por uma colher de alho picado e ou cebola pra dourar, logo na sequencia poe bastante coentro e cominho, ai pode adicionar uma colher de chá de gengibre em pó, uma pitada de cravo da india em pó, uma colher de chá de louro em pó, uma colher de sopa de alçafrão, uma colher de sopa de curry, pimentas a gosto, é aqui que da pra deixar ela mais fraca, quanto mais pimenta mais dificil pra algumas pessoas comerem, entao se quiser deixar mais universal use pouca ou nenhuma pimenta, as pimentas podem ser a do reino em pó, a branca e a calabresa flocada.

Tudo isso misturando no oleo quente que voce tava fritando o alho/cebola ai vai meio que soltar bem os sabores e aromas neste óleo, neste momento é que voce acrescenta os vegetais onde a massala vai ser aplicada, o mais comum é batata (previamente cozida) tambem da pra por cenoura cozida, vagem, ervilhas etc vai misturando bem e poe sal agosto. Ta pronta, a massala é uma explosão de sabores.

Fonte: Guiavegano