terça-feira, 24 de abril de 2012

DICAS DE EDUCAÇÃO CANINA

Você adotou um cãozinho em vez de comprar? Parabéns! A adoção, porém, é apenas o primeiro passo para a guarda responsável. 

Se você é adotante de primeira viagem, deve estudar sobre comportamento canino e adestramento inteligente para educá-lo de forma adequada e sem violência. 

Educar o cão exige paciência e disciplina e traz muitos benefícios para toda família, como correção de comportamentos indesejáveis. 

Várias pessoas "desistem" do animal adotado depois de um tempo e alegam que o comportamento do animal se tornou indesejável, mas, e o comportamento do adotante, como foi???



Dicas para o cão não pular nas pessoas

Este é um problema muito fácil de ser resolvido, a dificuldade só existe quando os proprietários tentam corrigi-lo da maneira errada. Ao longo da convivência, os cachorros aprendem que pular nas pessoas é uma das melhores táticas para conseguir atenção. A maioria dos proprietários passa anos dando broncas no cão para que ele pare de pular e não entende por que ele não pára... A explicação é simples: quando o dono dá bronca no cachorro, também está dando atenção a ele. O grande truque é punir o cão sem lhe dar atenção. Por exemplo: quando chegar em casa e ele pular em cima de você, simplesmente ignore-o e continue andando. Só lhe dê atenção quando ele estiver com as quatro patas no chão. Repita o exercício várias vezes e ignore o cachorro completamente até que ele permaneça no chão, só então se agache e faça carinho nele. Uma outra saída é segurar as patas da frente do cão assim que ele pular em você. Espere um pouco até que ele se sinta incomodado. Segure firme, mas não o machuque. Comece a andar na direção do cão, obrigando-o a andar pra trás. Solte-o e diga “Chão” seriamente. O segredo é não falar nada e nem olhar para o cachorro até o momento de soltá-lo.

Fonte:http://www.caocidadao.com.br/dicas_adestramento.php



Dicas para o cão não subir nos móveis

Os cães sobem nos móveis ou porque foram ensinados ou porque são recompensados ao subirem. Quando o cão pula no sofá, por exemplo, além de conseguir a nossa atenção, o próprio sofá o recompensa, pois torna a sonequinha do bicho super confortável. O truque é impedir que ele seja recompensado ao pular. Mas como evitar que aquele sofá macio, gostoso de deitar, não torne a soneca do seu cão mais agradável? Aí vai uma dica: coloque algo que deixe o móvel desconfortável. Tiras de fita adesiva viradas pra cima assustam o cachorro, pois, quando ele as toca, ficam presas no pêlo dele, causando uma sensação de desconforto. Depois disso, o cão não tentará subir no sofá por algum tempo. Um outra saída é colocar papel filme – do tipo que serve para vedar pratos de comida – sobre o sofá. Mas cuidado com os cães que costumam comer tudo que vêem pela frente, pois pode fazer mal... Nesses casos, procure estar perto para evitar que o cachorro engula o plástico ou as fitas. 
 
Fonte:http://www.caocidadao.com.br/dicas_adestramento.php